terça-feira, 28 de setembro de 2010

DEFICIÊNCIAS - MÁRIO QUINTANA

[mario+quintana.jpg]  (escritor gaúcho nascido em 30/07/1906 faleceu em 05/05/1994 .

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.


http://deficienciavisualsp.blogspot.com/

GAROTA CEGA


Havia Uma garota cega que se odiava pelo fato de ser cega!!!
Ela também odiava a todos exceto seu namorado!!!
Um dia ela disse que se pudesse ver o mundo, ela se casaria com seu namorado.
Em um dia de sorte, alguém doou um par de olhos a ela!!!
Então o seu namorado perguntou a ela:
- Agora que você pode ver, você se casa comigo?
A garota estava chocada quando ela viu que seu namorado era cego!!!
Ela disse:
- Eu sinto muito, mas não posso me casar com você porque você é cego!!!
O namorado afastando-se dela em lágrimas disse:
- Por favor, apenas cuide bem dos meus olhos, eles eram muito importantes pra mim...

As vezes as pessoas fazem certos sacrifícios por nós e nem percebemos...

http://deficienciavisualsp.blogspot.com/

"O conhecimento partilhado em igualdade de condições, com todos, deve ser a motivação de nossa existência" (anônimo)

"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades. (Hallahan e Kauffman)

                              
                                                  ( Hallahan e Kauffman, 1994)

Inclusão

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais". (Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

Qual é o objetivos da Tecnologia Assistiva?

Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

O que é Tecnologia Assistiva?

Fonte: Site /www.assistiva.com.br

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.

É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).

O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432).

Compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.

A Tecnologia Assistiva se compõe de Recursos e Serviços. Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.

Atividade relatada 2: Comparativo entre o Dasher e Dosvox

Durante a realização das atividades sugeridas durante o Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis realizei um comparativo entre Dasher e Dosvox, onde cada um destes programas é desenvolvido para certa deficiência.       
Em minha opinião foi mais  difícil a atividade realizada no Dasher, exigia mais concentração, já na atividade do Dosvox,  por mais que não tinha visão, tinha o conhecimento do teclado e o som da voz que auxiliava, ficou  mais fácil, mas para uma pessoas que não tenha visão com certeza não será fácil, mas tudo se aprende e se consegue!
Foi uma atividade bem interessante em que marcou, pois muitas vezes comentamos que é difícil a vida de um portador de alguma deficiência, mas estas atividades desenvolvidas proporcionaram sentir e vivenciar um pouco como ser uma pessoa portadora de deficiência.

O que é DOSVOX?


O DOSVOX é um sistema especial, diferenciado das opções descritas anteriormente, mas com o mesmo propósito de tornar a utilização do computador acessível para deficientes visuais. O sistema realiza a comunicação com o usuário cego, através de sintetizadores de voz em português, que também pode ser configurado para outros idiomas, estabelecendo um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas.
O DOSVOX oferece inúmeras vantagens ao oferecer um programa gratuito, que é atualizado constantemente, onde grande parte das mensagens emitidas são gravadas com voz humana e a sua acessibilidade se estende também às limitações de conhecimento e alcance da informática, visto que permite ser instalado em computadores com configurações mais antigas e permite ser utilizado por pessoas que possuem conhecimentos básicos em informática.
Apesar de ser de fácil utilização, o DOSVOX oferece inúmeros recursos como editores de texto, jogos, formatador para braille, programas para acesso a internet, como correio eletrônico, navegador, ftp etc.
Sendo assim, haverão outros tópicos específicos posteriormente para maiores descrições sobre o dosvox, bem como sobre o Jaws, Virtual Vision e Magic.

Mas você deve se perguntar como um cego tem acesso aos computadores ??!!

         Para saber mais sobre isso tivemos uma demonstração do software DOSVOX, veja abaixo algumas informações sobre o DOSVOX :
        "O DOSVOX é um sistema para microcomputadores que se comunica com a pessoa que tem deficiência visual por meio de síntese de voz. O software é gratuito e foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do RJ.

        "O Projeto Dosvox" é uma cunha que abriu novos espaços a uma parte importante da população brasileira, que tem um potencial imenso a ser explorado, caso lhes sejam fornecidas as ferramentas e oportunidades convenientes. É inegável que com a disseminação do sistema DOSVOX, que é o mais adaptado à realidade da imensa maioria dos deficientes visuais do Brasil, essas pessoas tornaram-se mais produtivas e em quase todos os casos, indivíduos mais integrados à sociedade. (...) O DOSVOX pode ser visto como uma ferramenta sem a qual as coisas ficam muito mais difíceis para o deficiente visual. Entretanto, para que ela possa continuar a ser efetivamente importante, são necessárias ações continuadas, e que sejam aplicadas ao maior número de deficientes visuais do nosso país. Isso depende do esforço de todos: é um esforço social e político, nunca dissociado do esforço de desenvolvimento técnico".


http://arrobainfoeduc.blogspot.com/2006/11/visita-apadev-e-o-software-dosvox.html

Atividade relatada 1: Digitando sem teclado – Possibilidade do Dasher´

Fazendo o curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis  conheci  as possibilidades de usar o Dasher – digitar sem o teclado e foi muito interessante.
No inicio foi muito difícil, achei até impossível, mas como faço sempre, paro dou uma volta e ao retornar entendi o processo e realizei rapidamente em 2 minutos aproximadamente.
O que chamou atenção as letras juntarem-se muitas vezes sem a nossa vontade e também percebi que não conseguia apagá-la, isso foi irritante, pois usava o teclado e ele não respondia a minha vontade, claro que sabia que era outro programa, mas o inconsciente mandava apagar no teclado.
Penso da seguinte maneira que quando não conhecemos tudo fica difícil, mas ao aprender tudo fica fácil e vira rotina, para nós o acesso ao teclado é comum, ao deparar com algo diferente despertou uma ansiedade e angustia sendo que foi superado quando consegui.
Parabéns a equipe que nos disponibilizou mais esse aprendizado.

Dasher poderá aposentar teclado e mouse

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/08/2002
A substituição do teclado e de mouse é uma exigência para que pessoas deficientes possam usufruir dos benefícios da informática. Mas os demais continuam a utilizar os dois velhos instrumentos. O uso disseminado do mouse e do teclado, contudo, não os torna mais eficientes ou menos rudimentares.
Um programa de código-aberto, lançado pelo Laboratório Cavendish, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), poderá representar uma solução que, além de beneficiar os deficientes, poderá se disseminar e ser utilizado por todos os usuários do computador. Chamado de Dasher, o programa se utiliza de câmeras que rastreiam os movimentos dos olhos, transformando-os em comandos para o computador.
O Dasher representa um significativo avanço sobre as tecnologias já disponíveis, principalmente pela facilidade de uso e pelo desempenho. Enquanto um digitador experimentado pode chegar a digitar 40 palavras por minuto em um teclado, um usuário normal, após cerca de uma hora de treino, pode atingir 35 palavras por minuto com o Dasher. O programa possui uma interface na qual o alfabeto é colocado à direta da tela. Cada letra fica dentro de um retângulo colorido. Com o movimento dos olhos, o usuário "retira" as letras da direita e arrasta-as para a esquerda, onde as palavras vão sendo montadas. À medida em que o usuário escolhe uma letra, um sub-alfabeto já se forma do lado direito. Esse sub-alfabeto é formado pelas letras mais prováveis a serem utilizadas a seguir. Por exemplo, após a escolha de uma consoante, o sub-alfabeto é formado por todas as vogais e por outras poucas letras com probabilidade de serem utilizadas. Isso aumenta significativamente a produtividade do usuário.
O Dasher poderá também significar uma revolução para dispositivos portáteis. Ele já pode ser utilizado em vários alfabetos e na maioria dos idiomas. O código-fonte está disponível no projeto SourceForge.

Software permite "digitar" sem o teclado

Quinta, 22 de agosto de 2002, 10h57


Dois programadores de computador britânicos desenvolveram um programa de acesso livre, disponível na Internet, que permite aos usuários de computador com limitações físicas "digitar" usando apenas o olhar. Apelidado de Dasher, o programa permite aos usuários selecionar visualmente as letras do alfabeto na tela do computador para formar as palavras. O sistema pode ser controlado por um mouse, por uma bolinha de rolagem ("rollerball") ou ainda por meio de um equipamento que rastreia o movimento dos olhos do usuário. Além disso, o programa deduz as intenções do usuário de completar palavras ou até frases.
"O objetivo era criar um sistema que pudesse ser tão rápido quanto um teclado e não exigisse que a pessoa tivesse dez dedos nem capacidade de utilizar o teclado", disse David MacKay, chefe da equipe que produziu o programa e membro do departamento de física da Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha).
Os pesquisadores oferecem o software gratuitamente para todos os interessados no site www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/. Eles estimam que cerca de 50 mil usuários já fizeram download do arquivo do programa até o momento.
Os sistemas tradicionais de teclado na tela imitam aparelhos rastreadores dos olhos que exigem que o usuário direcione o olhar para o teclado QWERTY exposto na tela. De acordo com os pesquisadores, o Dasher é uma melhoria desses sistemas.
"É exaustivo olhar fixamente para uma tecla de cada vez em um teclado exposto na tela", disse MacKay. "Os olhos não evoluíram para apertar botões. Esse sistema (o Dasher) é mais divertido. Parece uma atividade natural para os olhos."
MacKay e David J. Ward descreveram os benefícios do uso do Dasher com um sistema de rastreamento dos olhos na edição de 22 de agosto da revista Nature. Os pesquisadores testaram o programa com dois usuários novatos e dois experientes. Compararam os resultados com os apresentados por outro grupo, que utilizou o sistema tradicional de teclado na tela.
"A velocidade máxima que conseguimos com o uso do teclado padrão na tela foi 15 palavras por minuto, com erro em 20% das palavras", disse MacKay. "Com o Dasher, após uma hora de prática, conseguimos escrever 25 palavras por minuto, e os erros foram inferiores a 5%."
MacKay concebeu o sistema Dasher há cinco anos para auxiliar grupos de vítimas de incapacidade grave, datilógrafos que usam assistentes de digitação e usuários japoneses, que sofrem limitações com os teclados tradicionais.

http://www.terra.com.br/informatica/2002/08/22/005.htm